Dólar alto pode afetar preços de eletrônicos em 2025
Brasileiros que pretendem renovar eletrodomésticos e eletrônicos em 2025 podem encontrar preços mais altos devido à valorização do dólar.
O aumento no valor da moeda americana em relação ao real pode afetar diretamente o preço de produtos como celulares, TVs, notebooks e computadores, que possuem componentes importados. Esses itens já apresentaram elevação de preços em 2024, com aumento médio de 28% nos notebooks e 41% nos smartphones, de acordo com a plataforma Zoom.
Porém, especialistas acreditam que a alta do dólar ainda é incerta nos primeiros meses do ano e que o impacto nos preços pode não ser tão grande. Segundo o economista Roberto Kanter, os preços de eletrodomésticos podem ser mais facilmente segurados, uma vez que as margens são elevadas e a fidelidade à marca é menor.
Apesar disso, a renovação dos estoques pode ser afetada pelo dólar e muitos contratos são pagos a prazo, o que pode influenciar nos preços futuros. A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) demonstrou preocupação com o cenário e afirmou que a variação cambial impacta os custos de produção no Brasil.
Júlio Rossato