Hábitos de trabalho que os brasileiros querem deixar em 2025
No início do ano, é comum que muitas pessoas reflitam sobre metas e mudanças a serem feitas. No trabalho, essa reflexão não é diferente. A plataforma Onlinecurriculo entrevistou 500 brasileiros de todas as regiões do país e descobriu quais são os hábitos no trabalho que os brasileiros desejam deixar para trás em 2025.
De acordo com a pesquisa, 38,4% dos entrevistados querem deixar a procrastinação, que gera culpa e ansiedade, para trás. Outro comportamento que precisa ser eliminado é permitir relações tóxicas no ambiente profissional, que afetam 24,4% dos entrevistados. Muitos buscarão construir novos tipos de laços em 2025.
Além disso, os brasileiros desejam deixar de lado hábitos como não separar tempo para o desenvolvimento profissional (22,8%), fazer muitas horas extras (17,4%) e aceitar demandas sem negociar prazos (13,2%).
Metas para 2025
A pesquisa também revelou as metas dos brasileiros para 2025. Explorar novas áreas dentro da profissão é a principal meta para 27,2% dos entrevistados. Já para 24,8%, a meta é empreender e ter mais independência profissional. Por outro lado, 21,4% desejam ter um plano de carreira estruturado, 16,4% buscam ser promovidos e 15,6% desejam assumir posições de liderança.
Barreiras a serem quebradas
A pesquisa também apontou as barreiras que impedem a realização dessas metas, como salário baixo (28%), falta de recursos financeiros para qualificação (19,6%) e dificuldade em conciliar estudos e trabalho (18,6%).
Júlio Rossato