Equipe Econômica de Trump: Conheça os principais nomes
As escolhas de Donald Trump para sua equipe econômica, ou para áreas que vão exercer influência sobre a economia, estão totalmente alinhadas à estratégia apresentada pelo novo presidente dos Estados Unidos na campanha eleitoral de 2024.
Política comercial agressiva, por meio de imposição de tarifas, redução de impostos, e forte desregulação sobre empresas e mercados são políticas que esses nomes têm defendido nos últimos anos.
Marco Rubio
Senador nascido na Flórida que sempre defendeu uma política externa agressiva em relação aos inimigos geopolíticos dos EUA, incluindo China, Irã e Cuba. Nos últimos anos, ele suavizou algumas de suas posições para se alinhar com as opiniões de Trump. Além da política comercial, o presidente vai exigir de Rubio uma política externa menos intervencionista do ponto de vista militar.
Howard Lutnick
Presidente e CEO do banco de investimento de Wall Street Cantor Fitzgerald. Ele serviu como co-presidente na equipe de transição de Trump e desempenhou um grande papel na escolha do resto da equipe econômica proposta pelo governo. Lutnick é um grande apoiador do plano de Trump para aumentar as tarifas sobre produtos estrangeiros. Ele também é um defensor das criptomoedas e já recomendou especificamente a moeda digital Tether, que está sob investigação federal por supostamente facilitar pagamentos a traficantes de drogas e terroristas.
Jamieson Greer
Chefe de gabinete do representante comercial Robert Lighthizer durante o primeiro mandato de Trump. Ele será o principal conselheiro e negociador de Trump sobre comércio internacional. Greer concentrará o Escritório do Representante de Comércio dos EUA com as tarefas de conter o enorme déficit comercial do país, defender a manufatura, a agricultura e os serviços americanos e abrir os mercados de exportação em todos os lugares.
Scott Bessent
Bilionário gestor de fundos de hedge, é um dos maiores defensores de um plano para cortar o déficit orçamentário federal anual em mais da metade, ou cerca de US$ 1 trilhão, nos próximos quatro anos. Ele é contrário a aumentar os impostos sobre bilionários ou sobre as grandes corporações. Assim, acredita-se que seriam cortados serviços públicos essenciais como da Previdência Social, Medicare, Medicaid, outros programas de saúde, habitação e educação.
Paul Atkins
Bilionário e grande defensor das criptomoedas. Já atuou anteriormente como comissário da SEC, ocasião quando pressionou por uma menor regulamentação das corporações e mercados. Atkins é um crítico da agência da SEC que supervisiona a auditoria das finanças corporativas.
Kelly Loeffler
Senadora pela Geórgia escolhida para reduzir a burocracia e liberar oportunidades para que pequenas empresas cresçam, inovem e prosperem. Ela atuou por 16 anos como diretora de comunicações e marketing e como chefe de relações com investidores da Intercontinental Exchange, uma empresa que comercializa futuros e derivativos no mercado de balcão.
Kevin Hassett
Economista reconhecido por seu trabalho em política tributária. Hassett foi o principal porta-voz público da Casa Branca sobre política econômica e estado da economia, aparecendo regularmente em entrevistas na Fox, Fox Business, CNBC, MSNBC, Bloomberg e CNN, entre outras.
Russell Vought
Com experiência no Congresso, terá como trabalho definir as prioridades de gastos do governo e determinar se as agências federais estão se comportando de acordo com as políticas do presidente. Ele é considerado figura importante no Projeto 2025, um esforço de organizações conservadoras para construir um plano de governo para Trump, que incluiu transformar todo o processo regulatório do país.
Elon Musk
Bilionário dono da Tesla, do X e da SpaceX, como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), uma agência com o objetivo de reduzir os gastos do governo e simplificar regulamentações.
Júlio Rossato