Michelle Obama não comparece à posse de Trump
A ex-primeira-dama Michelle Obama não compareceu à cerimônia de posse de Donald Trump, que ocorreu nesta segunda-feira (20). Seu escritório já havia confirmado, na última terça-feira (14), que ela não planejava participar de nenhum dos eventos deste dia, sem fornecer uma explicação para sua ausência.
Ausência notável
Michelle foi a única primeira-dama ausente na posse de Trump, que contou com a presença de outras figuras proeminentes, como Hillary Clinton, esposa de Bill Clinton, Jill Biden, esposa de Joe Biden, e Laura Bush, esposa de George W. Bush.
Antes de Michelle, apenas Melania Trump, ao lado de Donald Trump, havia faltado a uma cerimônia de posse presidencial, em 2021. Na ocasião, o casal Trump questionava o resultado das urnas que elegeram Joe Biden, na corrida eleitoral de 2020.
Atuação como ex-primeira-dama
O estranhamento causado pela ausência de Michelle se deve à sua atuação ativa como ex-primeira-dama, comparecendo a cada cerimônia de posse desde 2009, inclusive no primeiro mandato de Trump, em 2017, quando ela e Barack Obama estavam deixando a Casa Branca após oito anos.
Em 2023, Michelle falou abertamente sobre como foi estar na plateia enquanto Trump prestava o juramento, admitindo que chorou por 30 minutos após a cerimônia, “porque era assim que estávamos nos segurando por oito anos sem realmente poder mostrar tudo isso”.
Popularidade de Michelle
A popularidade de Michelle no país é tão relevante que seu nome já foi ventilado como uma potencial candidata democrata à presidência dos Estados Unidos.
Júlio Rossato