Governo brasileiro anuncia presidente da COP 30
O governo brasileiro deve anunciar nesta terça-feira o embaixador André Corrêa do Lago como o presidente da COP 30, que acontece em Belém em novembro deste ano, disseram fontes à Reuters. A definição do presidente servirá para colocar na rua a montagem da estrutura de lideranças que devem levar adiante as negociações para as novas Contribuição Nacionalmente Determinadas (NDCs) e sobre financiamento.
Quem é André Corrêa do Lago?
Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Itamaraty, Corrêa do Lago é o negociador do Brasil na COP desde 2023. Além disso, já havia feito o mesmo papel entre 2011 e 2013, além de trabalhar com desenvolvimento sustentável desde 2001. Corrêa do Lago é nome de consenso no governo pela capacidade negociadora e por conhecer todas as negociações do clima, além de ter trânsito com todos os setores envolvidos dentro do próprio governo.
Outras posições na COP 30
O governo brasileiro trabalha com uma estrutura que deve incluir um champion, uma liderança responsável por trabalhar com governos, empresas, investidores e outras partes interessadas para mobilizar esforços em torno dos objetivos do Acordo de Paris. Segundo uma fonte ouvida pela Reuters, a intenção para o cargo é um empresário que já tenha atuação destacada na área de desenvolvimento sustentável, mas ainda não há um nome definido. A presidência da COP trabalha com a ideia de constituir um conselho de líderes e especialistas que devem atuar como enviados do presidente para determinados assuntos.
Disputa de bastidores
No final de 2024, uma disputa de bastidores chegou a surgir com dois nomes levantando abaixo-assinados em torno de seus nomes, Patrícia Ellen e Marcello Brito. Também foram cogitados para o cargo o assessor especial da Presidência Frederico de Assis e a cientista Thelma Kruger, vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), mas nenhum deles deve ser indicado para o posto de champion.
Júlio Rossato