XP recomenda investir em renda fixa em 2025
A alocação recomendada pela XP em renda fixa é de, no mínimo, 50% para qualquer perfil de investidor em 2025. Fernando Ferreira, estrategista-chefe da XP, afirma que há espaço para os títulos públicos pós-fixados, prefixados e de inflação. Ele destaca os pós-fixados, que oferecem a melhor perspectiva de retorno no cenário de aumento da taxa de juros previsto para este ano. O título Tesouro Selic é recomendado para os três perfis, assim como os papeis prefixados. Já os títulos Tesouro IPCA+ são recomendados apenas para os perfis moderados e arrojados.
Títulos públicos
Segundo Ana Paula Milanez, sócia e assessora de investimentos da Guelt Investimentos, os papeis prefixados são considerados mais arriscados “por não ter tanta referência de até onde o aumento de juros vai”. Os títulos Tesouro IPCA+ são “sempre interessantes”, principalmente para o longo prazo, segundo Milanez. Ferreira destaca que, nos níveis atuais, a renda aplicada dobra de valor em oito anos.
Renda variável
Embora seja difícil evitar a renda variável quando tantos ativos estão com preços descontados, Tiago Reis, fundador do Grupo Suno, pondera que o cenário inflacionário e restritivo de juros deve penalizar alguns setores. Ele recomenda evitar empresas que não têm fluxo de caixa positivo e com níveis de alavancagem muito altos. A recomendação da XP é focar em ações consideradas defensivas, de setores mais estáveis e com previsibilidade de receita, como os setores financeiro, elétrico, de saneamento e commodities. Empresas com receita em dólar também são destacadas.
Fundos imobiliários
Além da renda fixa e da renda variável, os analistas recomendam a diversificação em outros ativos, como os fundos imobiliários. Ana Paula Milanez diz que ainda há bons fundos, que estão negociando abaixo do valor patrimonial e pagando bons dividendos. Tiago Reis afirma que nunca viu um desconto tão grande nos preços dos fundos como tem visto nos últimos tempos. Ele ressalta que o investidor que topa um pouquinho de volatilidade será muito bem remunerado.
Júlio Rossato