China suspende recebimento de remessas brasileiras de cinco tradings
A China suspendeu o recebimento de remessas brasileiras de cinco tradings devido a algumas entregas que não atenderam aos padrões fitossanitários, segundo reportagem da Reuters. As empresas suspensas incluem Terra Roxa Comércio de Cereais, Olam Brasil e C.Vale Cooperativa Agroindustrial desde 8 de janeiro, bem como Cargill Agricola SA e ADM do Brasil desde 14 de janeiro.
Cargas não atenderam a requisitos fitossanitários, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento direto do assunto
Impacto nas exportações de soja do Brasil
O Itaú BBA lembra que a China responde por cerca de 70% das exportações de soja do Brasil e qualquer mudança significativa no fluxo comercial deve impactar a base de soja no País. Neste ponto, analistas acredita que o embargo atual não deve durar muito.
Os analistas observaram notícias semelhantes sobre o governo chinês restringindo as principais importações de commodities nos últimos meses, já que sua significativa presença global fornece ao país algum poder de barganha para negociar preços de forma mais eficaz.
Proibição temporária e estratégia geopolítica
O BTG avalia que a proibição parece ser temporária, uma vez que dificilmente a China reduziria significativamente as importações de soja do Brasil por um longo período sem arriscar uma escassez de farelo de soja. Dessa forma, analistas do banco acreditam que essa proibição pode ser de curta duração.
Por outro lado, conforme BTG, a suspensão pode ser parte de uma estratégia geopolítica mais ampla para apaziguar os EUA em meio às tensões comerciais renovadas.
Impacto limitado para o setor
O Bradesco BBI ressalta que, após a divulgação da notícia, o Ministério da Agricultura do Brasil confirmou em um comunicado que essas restrições não estão sendo impostas às empresas afetadas como um todo, mas sim a unidades específicas de cada uma delas, o que reforça a visão de que o impacto geral para o setor deve ser limitado.
Para as empresas da sua cobertura, o principal risco (para produtores como a SLC – SLCE3) ou opcionalidade (para processadoras como BRF BRFS3 e Seara da JBS JBSS3) decorrente de restrições comerciais mais amplas seria a eventual queda nos preços internos à medida que a oferta aumenta. Porém, a restrição sendo localizada e temporária, e o fato de estar acontecendo em janeiro, leva os analistas a não esperarem impactos significativos deste evento.
Júlio Rossato