Felino é flagrado em lago no Paraná
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um felino andando entre as árvores do Lago Aratimbó - veja o vídeo no fim da matéria. Um áudio que acompanha a imagem informa que a gravação foi feita nesta segunda-feira, 20, e que seria uma onça em Umuarama.
Em virtude da qualidade da gravação, é difícil conseguir afirmar com precisão qual a espécie do animal, que pode ser uma onça-parda, um gato-maracajá ou uma jaguatirica.
O biólogo Gilberto Aguiar acredita que as espécies com maior possibilidade são a jaguatirica ou a onça-parda. A jaguatirica tem hábitos noturnos, é solitária e tem cauda com circunferência anelar e curta (40 cm a 60 cm), além de corpo menos robusto.
Cardoso acredita se tratar de um filhote de sussuarana (onça-parda), animal que é visto esporadicamente na região de Umuarama. A equipe do IAT analisou as imagens e verificou ‘in loco’ se tratar realmente do lago. A análise indicou inclusive que um monte de folhas que aparece na filmagem ainda está no local, o que comprova que o vídeo é recente.
Nas redes sociais as pessoas demonstraram temor de ataques de onça em Umuarama. Cardoso explicou que um ataque a humanos é raro, mas não está descartado caso o animal se sinta muito acuado ou ameaçado. No entanto, ataques a animais de pequeno porte, como cães e gatos, além de aves, costumam acontecer.
O biólogo Gilberto Aguiar complementou que no Lago Aratimbó uma onça-pintada teria apenas as capivaras como opção de alimentação. Por outro lado, a jaguatirica possui muitas opções, como répteis, anfíbios, pequenos mamíferos e até peixes.
Júlio Rossato