Programa Universidade para Todos: Inscrições abertas
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começaram nesta sexta-feira, 24, e vão até 28 de janeiro às 23h59, horário de Brasília. O processo é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Veja abaixo os requisitos para se inscrever:
- Ter o ensino médio completo;
- Ter participado do Enem 2023 e/ou 2024;
- Ter obtido no mínimo 450 pontos na média das cinco provas do exame;
- Não ter zerado a prova de redação do Enem.
Requisitos de renda familiar
Além disso, os candidatos precisam atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- Renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda 1,5 salário mínimo para as bolsas integrais;
- Renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda três salários mínimos para as bolsas parciais.
Esses requisitos não se aplicam aos professores da rede pública que vão concorrer às vagas de licenciatura e pedagogia.
Inscrição e resultado
No momento da inscrição, o candidato deve optar por concorrer às bolsas destinadas à ampla concorrência ou àquelas destinadas às políticas afirmativas. O resultado da primeira chamada dos candidatos pré-selecionados será divulgado em 4 de fevereiro, no site do Prouni. Após as duas divulgações, o candidato não contemplado pode participar da lista de espera do Prouni. Para mais esclarecimentos, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161.
Documentação
O candidato pré-selecionado na primeira chamada deverá entregar a documentação na instituição de ensino superior para a qual foi pré-selecionado entre 4 a 17 de fevereiro para comprovar as informações prestadas no momento da inscrição.
Sobre o Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O Prouni ocorre duas vezes ao ano e é destinado a estudantes sem diploma de nível superior. Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal per capita do candidato inscrito não pode exceder o valor de um salário mínimo e meio. No caso de bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal por pessoa exigida é de até três salários mínimos.
Júlio Rossato