Ministro da Casa Civil sugere mudança de frutas para driblar alta dos preços
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, sugeriu que, se uma fruta estiver com preço elevado, o consumidor pode mudar o alimento que vai consumir como forma de driblar a alta do preço do produto. Ele deu o exemplo da laranja e afirmou que, em vez dela, o consumidor pode consumir outra fruta. A sugestão foi dada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira, 24.
Rui Costa afirmou que o preço internacional de produtos está caro como no Brasil e, por isso, a solução é focar nos produtos que estiverem mais baratos lá fora. Ele disse que o governo atuará na redução da alíquota de importação de alimentos que estiverem mais caros no mercado interno em relação ao mercado internacional.
De acordo com o ministro, não há justificativa para o País ter produtos com preço acima do patamar internacional e que a gestão federal fará uma análise dos produtos no mercado internacional com preços mais baixos em relação ao mercado interno. A redução de alíquota será para todo e qualquer produto que esteja com preço mais barato no mercado internacional e mais caro no mercado interno.
Júlio Rossato