Elon Musk processa governo indiano por censura
Elon Musk entrou com um processo contra o governo da Índia por regulamentações de conteúdo e censura na plataforma X, uma medida inesperada para um bilionário que tenta negociar a entrada da Tesla e da Starlink no país.
A rede social, anteriormente conhecida como Twitter, acusou Nova Délhi de emitir ordens de remoção de conteúdo de forma arbitrária ou inconsistente. O X solicitou ao tribunal superior do estado de Karnataka, no sul da Índia, que o governo federal respeite as leis do país ao impor tais ordens.
A ação de Musk reflete a crescente tensão entre empresas de tecnologia e o governo nacionalista de uma das maiores democracias do mundo. Nos últimos anos, Nova Délhi impôs regulamentações rígidas sobre o funcionamento de plataformas como Meta e Google, incluindo a possibilidade de prisão para funcionários que não cumprirem as normas.
Relação entre EUA e Índia e planos de Musk
O caso também ocorre em meio ao aumento das tensões entre os Estados Unidos e a Índia. O presidente Donald Trump planeja impor tarifas retaliatórias ao país asiático a partir de 2 de abril, após criticar as altas taxas cobradas pela Índia sobre importações norte-americanas.
Embora ainda seja um mercado pequeno para empresas dos EUA, a Índia – o país mais populoso do mundo, com cerca de 700 milhões de usuários de smartphones – é vista como um território estratégico para crescimento.
Musk tenta lançar o serviço de internet via satélite Starlink no país, mas ainda aguarda aprovações regulatórias. O ministro indiano de telecomunicações afirmou à Bloomberg News nesta semana que as áreas rurais da Índia precisam da tecnologia, o que pode ser um impulso para a Starlink.
Entrada da Tesla no mercado indiano
Além disso, a Tesla está prestes a enviar alguns milhares de veículos para um porto próximo a Mumbai nos próximos meses, marcando sua aguardada entrada no mercado indiano.
O Ministério do Interior da Índia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. O principal representante do Ministério da Tecnologia do país se recusou a comentar, alegando que o caso está em julgamento.
Em 2023, antes da aquisição do Twitter por Musk, o Tribunal Superior de Karnataka multou a empresa e determinou que ela cumprisse ordens estaduais de remoção de conteúdo.
Júlio Rossato