Prefeitura de Maringá Reforça Medidas Contra Dengue
A Prefeitura de Maringá reforça a importância da comunidade redobrar as medidas de prevenção contra a dengue. De acordo com o último boletim epidemiológico, o município já registrou 452 casos da doença desde o início do ano.
A Secretaria de Saúde intensificou as ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, mas reforça que a colaboração dos moradores é essencial para evitar novos casos da doença.
Levantamento do Índice de Infestação do Aedes Aegypti
O 1º Levantamento do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (Lira) de 2025 apontou que 40% dos focos do mosquito foram encontrados por agentes de combate às endemias dentro das residências em pequenos recipientes.
"Infelizmente, tivemos a confirmação do primeiro óbito por dengue em Maringá neste ano. A vítima é uma mulher de 40 anos, que faleceu no dia 3 de março. Esse caso acende um alerta ainda maior para a importância das medidas de prevenção", afirma o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
Orientações e Medidas Preventivas
A principal orientação é que a população faça vistorias em casa pelo menos uma vez por semana e adote ações simples para eliminar focos do mosquito da dengue.
Tampar caixas d’água, ralos e pias, colocar areia nos vasos de plantas e lavar com água e sabão são algumas das recomendações. Denúncias de locais com focos da dengue podem ser feitas na Ouvidoria Municipal.
Proteção e Informações
Em caso de sintomas, como febre alta e dor no corpo, procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde é fundamental.
Para mais informações e medidas preventivas, acompanhe as atualizações da Prefeitura de Maringá pelos canais oficiais de comunicação.
Júlio Rossato