Homem encontra cobras cascavéis em Santa Tereza do Oeste
Duas cobras cascavéis foram encontradas em uma propriedade que fica no bairro Santa Fé, em Santa Tereza do Oeste, no Oeste do Paraná, na tarde desta quinta-feira, 20. Os animais foram capturados por volta das 13h, informou a Defesa Civil, por um morador que roçava o terreno.
Ainda de acordo com a corporação, o homem acionou a Secretaria de Meio Ambiente. Ambos os animais têm aproximadamente oito anos.
O casal de serpentes estava embaixo de compensados e entulhos. Os servidores da Secretaria e agentes da Defesa Civil foram mobilizados ao endereço e começaram a varredura.
Após buscas, elas foram achadas embaixo de madeiras. As gravações exibem o momento em que as serpentes são capturadas. Elas foram enviadas ao Parque Nacional do Iguaçu.
A cascavel (Crotalus durissus) é uma serpente venenosa, reconhecida pelo guizo na ponta da cauda, que emite um som característico para afugentar predadores. Apesar da crença popular, a idade da cobra não pode ser determinada apenas pelo número de anéis do chocalho, já que ele cresce conforme a troca de pele, e pode se quebrar ao longo da vida.
Essa espécie é comum em áreas abertas e pastagens, possuindo hábitos noturnos e terrestres. De acordo com o Instituto Butantan, a alimentação desta espécie inclui pequenos mamíferos, aves e lagartos.
O veneno da cascavel é altamente tóxico, podendo afetar o sistema nervoso e muscular, sendo fundamental que vítimas de picada busquem atendimento médico imediato para receber o soro antiofídico.
As informações são da Catve.
Júlio Rossato