Incêndio Fecha Aeroporto de Heathrow em Londres
O Aeroporto de Heathrow, em Londres, foi fechado nesta sexta-feira, 21 de março de 2025, devido a um incêndio em uma subestação elétrica próxima que resultou em uma queda de energia significativa. Mais de 1.300 voos foram cancelados, impactando centenas de milhares de passageiros e o tráfego aéreo global.
O incêndio ocorreu na subestação elétrica de North Hyde, em Hayes, no oeste de Londres, mobilizando cerca de 70 bombeiros e 10 caminhões de bombeiro. Além do aeroporto, aproximadamente 16.000 residências e empresas também foram afetadas pela interrupção de energia. O fogo foi controlado pela manhã, pouco antes das 10h no horário de Londres (7h de Brasília).
A causa do incêndio está sob investigação, e passageiros são aconselhados a não se dirigirem ao aeroporto até novo aviso, buscando informações com suas companhias aéreas sobre voos alternativos.
Voos para Londres foram desviados para outros aeroportos europeus, como Frankfurt, Amsterdã, Munique, Madri, além de alternativas no Reino Unido. Algumas aeronaves retornaram ao ponto de origem ou pousaram em locais distantes, como Islândia, Canadá e Irlanda.
Este é o primeiro fechamento total de Heathrow em 15 anos. Autoridades alertam para os impactos prolongados, com tripulações e aeronaves espalhadas pelo continente.
A distribuidora National Grid informou danos à subestação, causando corte generalizado de energia. O secretário de Energia do Reino Unido classificou o caso como um evento sem precedentes, com o sistema principal e gerador de emergência comprometidos.
(com informações de BBC e Reuters)
Júlio Rossato