Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose
O Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose acontece nesta segunda-feira (24), com o objetivo de erradicar uma das doenças infecciosas mais antigas e mortais para a humanidade.
Segundo Raphael Oliveira, Gerente de Marketing Regional LATAM para Diagnósticos Moleculares da QIAGEN, as campanhas de conscientização desempenham um papel fundamental no combate à tuberculose, que afetou 10,8 milhões de pessoas em 2023, resultando em 1,25 milhões de mortes, conforme dados da OMS.
É essencial que as pessoas saibam que a tuberculose pode ter fases diferentes, incluindo a fase latente, e que o diagnóstico e tratamento estão disponíveis no SUS.
A tuberculose é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e afeta principalmente os pulmões, sendo mais perigosa para grupos vulneráveis, como pacientes com HIV/AIDS e diabetes.
Testes como o IGRA são recomendados para diagnosticar a tuberculose latente, disponíveis no SUS e na rede privada, auxiliando na detecção precoce da doença.
A OMS alerta que o baixo financiamento para prevenir e tratar a tuberculose coloca milhões de vidas em risco, sendo ainda a doença infecciosa mais letal do mundo.
A campanha deste ano tem como tema “Sim! Podemos acabar com a Tuberculose! Compromisso, Investimento, Resultados”.
Júlio Rossato