Dilma Rousseff reeleita para o Novo Banco de Desenvolvimento
A ex-presidente Dilma Rousseff foi reeleita para liderar o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também chamado de Banco do Brics. O anúncio ocorreu durante a reunião anual do Fórum de Desenvolvimento da China, em Pequim, no domingo (23).
Dilma enfatizou avanços em projetos de cooperação entre Brasil e China, incluindo a ferrovia transoceânica para reduzir custos de exportação. Sua nomeação teve apoio do presidente russo Vladimir Putin, responsável pela indicação.
Em 2024, Putin defendeu a extensão do mandato de Dilma, considerando as restrições ao país devido à guerra na Ucrânia. O cargo foi assumido por Dilma em 2023 e terminaria em julho deste ano.
A mesa diretora do Banco do Brics é rotativa entre os membros fundadores (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Criado em 2015, o banco financia projetos de infraestrutura e crescimento sustentável nos países-membros.
(com Agências Internacionais)
Lara Rizério
Editora de mercados do InfoMoney, aborda temas como mercado de ações, economia nacional/internacional e desdobramentos políticos para investidores.
Júlio Rossato