Vereadora Majô Capdeboscq eleita presidente da Câmara de Maringá
A vereadora Majô Capdeboscq (PP) foi eleita como presidente da Câmara de Vereadores de Maringá em eleição realizada neste domingo (23) e atuará no biênio 2025-26. Esta foi a primeira vez que uma mulher ocupa a presidência do legislativo da cidade.
Uma nova eleição foi convocada após o afastamento definitivo de Mario Hossokawa (PP), determinado pelo ministro GIlmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) após uma ação movida pelo ex-deputado Homero Marchese (Novo) contra as sucessivas reeleições do vereador ao cargo.
Majô, que está em seu primeiro mandato como vereadora e faz parte do partido com o maior número de cadeiras da Câmara, foi eleita com 18 dos 23 votos.
Havia outros três candidatos. Flávio Mantovani (PSD) e Cris Lauer (Novo) receberam dois votos cada. Já Sidnei Telles (Podemos), que estava como presidente interino durante o processo que afastou Hossokawa, recebeu um voto.
A mesa diretora também sofreu alterações. Agora, Hossokawa foi eleito para ser primeiro-secretário e Odair Fogueteiro (PP) estará no cargo de segundo-secretário depois que Luiz Neto (Agir) renunciou ao cargo para assumir como líder do prefeito na Câmara.
Júlio Rossato