Presidente da Câmara busca novos mercados para produtos brasileiros
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), destacou a importância da abertura de novos mercados para os produtos do Brasil, afirmando que isso fortalece a indústria e a economia. Ele fez a declaração após participar de uma reunião com a Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) em Tóquio, Japão, juntamente com o presidente Lula, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e outros membros da comitiva brasileira.
Segundo Fávaro, o presidente Lula assumiu o compromisso pessoal de trabalhar pela abertura do mercado de carne bovina no Japão. A missão japonesa foi um dos objetivos da visita de autoridades brasileiras liderada por Lula ao país. Ele se comprometeu a trabalhar diretamente com o primeiro-ministro japonês para viabilizar a comercialização da carne bovina brasileira no mercado japonês, que atualmente impõe restrições a esse produto.
Motta ressaltou que, apesar das restrições, o Brasil exporta principalmente carnes de aves e suína para o Japão. Ele destacou que a abertura de novos mercados contribui para fortalecer a indústria e a economia brasileira, citando que em 2024 o intercâmbio comercial entre Brasil e Japão atingiu US$ 11 bilhões.
Júlio Rossato