Pesquisa do IBGE revela falta de representatividade em municípios
Seis em cada dez municípios brasileiros não registram presença das principais instituições federais e estaduais do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Dados do levantamento mostram que apenas 39,1% dos municípios brasileiros podem ser considerados centros de gestão pública, o que significa que os outros 60,9% dos 5.570 existentes não possuem nenhuma representatividade ou ficam totalmente de fora da estrutura de ligação entre importantes instituições públicas nacionais e estaduais.
O estudo analisou a presença em território nacional de instituições com considerável capilaridade: IBGE, INSS, Justiça Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais Regionais do Trabalho e gestão estadual da saúde e da educação.
Conforme esperado, Brasília (DF) se destaca como principal centro da Gestão Pública, seguida pelo Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE).
Atuação das empresas multilocalizadas e gestão do território
O documento abrange áreas como ações para redução de emissões de gases de efeito estufa (mitigação) e adaptação à mudança do clima.
A pesquisa também avaliou a gestão empresarial no País, destacando a presença de empresas multilocalizadas e sua distribuição setorial. Além disso, analisou a gestão do território considerando a presença de instituições públicas e empresas multilocalizadas nos municípios brasileiros.
No ano de 2024, 2.176 municípios foram classificados como centros de gestão do território, ligeiramente inferior aos 2.204 identificados no estudo de 2014.
Júlio Rossato