Taiwan Marca 80º Aniversário do Fim da Segunda Guerra Mundial
Taiwan usará os eventos deste ano para marcar o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial para reforçar o sentimento público sobre a necessidade de defender a ilha das ameaças chinesas — e lembrar ao mundo que não foi o governo de Pequim que venceu a guerra.
A Segunda Guerra Mundial e a invasão japonesa em grande escala da China em 1937, que precedeu o início da guerra mundial em 1939, é um assunto histórico delicado tanto na China quanto em Taiwan.
O governo chinês na época era a República da China, e suas forças lutaram muito contra o Japão.
Ele pediu que Ishiba brigue também em defesa da democracia e do multilateralismo, em clara reação às políticas adotadas pelo presidente americano Donald Trump. Lula exaltou a importância que o Japão teve para a economia brasileira no passado.
O governo republicano fugiu para Taiwan em 1949, depois de perder uma guerra para os comunistas de Mao Tsé-Tung, e Pequim atualmente minimiza o papel das forças republicanas.
Falando a repórteres em Taipé nesta quarta-feira, Lou Woei-jye, chefe da seção de guerra cultural e psicológica do Ministério da Defesa de Taiwan, disse que o tema principal dos eventos deste ano, incluindo exposições e concertos, será “resistir à invasão, proteger a pátria”.
“Nosso país, a República da China, também está enfrentando desafios extremamente sérios”, declarou ele, usando o nome formal de Taiwan e referindo-se às ameaças militares e outras ameaças de Pequim. “Esperamos que o espírito de resistir à invasão da Segunda Guerra Mundial e de lutar contra o Japão possa ser levado para o ambiente em que estamos agora.”
A China também deve realizar eventos de grande escala para marcar o fim da guerra, mas ainda não deu detalhes.
Lou disse que não se tratava de uma questão de quem tinha o direito de falar sobre o aniversário da guerra, mas que foi o governo da República da China que lutou na guerra, porque a República Popular da China não foi fundada até 1949.
“Na assinatura de todos os documentos da Segunda Guerra Mundial, consta a República da China e não a República Popular da China”, disse Lou. “Esse é um fato indiscutível.” O Escritório de Assuntos de Taiwan da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
Taiwan era uma colônia japonesa durante a guerra e alguns taiwaneses lutaram ao lado dos militares japoneses, o que torna o aniversário ainda mais sensível em Taiwan.
Júlio Rossato