Menu
Notícias

Terremoto em Mianmar deixa milhares de vítimas

Número de mortos e feridos aumenta após terremoto de magnitude 7,7 devastar Mianmar. Esforços de resgate enfrentam desafios em meio à destruição.

Terremoto em Mianmar deixa milhares de vítimas

Terremoto em Mianmar deixa milhares de vítimas

O número de vítimas do terremoto em Mianmar continuou a subir neste domingo (30), enquanto equipes de resgate e ajuda estrangeiras chegavam ao país empobrecido, onde os hospitais estavam sobrecarregados e comunidades se esforçavam para montar esforços de resgate com recursos limitados.

O terremoto de magnitude 7,7, um dos mais fortes em um século em Mianmar, atingiu a nação do Sudeste Asiático devastada pela guerra na sexta-feira (28), deixando cerca de 1.700 mortos, 3.400 feridos e mais de 300 desaparecidos até domingo, segundo informou o governo militar.

O chefe da junta, o General Sênior Min Aung Hlaing, alertou que o número de mortes poderia aumentar e que sua administração enfrentava uma situação desafiadora, relataram os meios de comunicação estatais, três dias após ele fazer um raro apelo por assistência internacional.

Índia, China e Tailândia estão entre os vizinhos de Mianmar que enviaram materiais de socorro e equipes, junto com ajuda e pessoal da Malásia, Cingapura e Rússia.

“A destruição foi extensa, e as necessidades humanitárias estão crescendo a cada hora”

“Com as temperaturas subindo e a temporada de monções se aproximando em apenas algumas semanas, há uma necessidade urgente de estabilizar as comunidades afetadas antes que crises secundárias surjam”, prosseguiu o comunicado da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.

A devastação trouxe mais miséria a Mianmar, que já está em caos devido a uma guerra civil que surgiu de uma revolta nacional após um golpe militar em 2021 que depôs o governo eleito da laureada com o Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi.

Infraestruturas críticas – incluindo pontes, rodovias, aeroportos e ferrovias – em todo o país de 55 milhões de habitantes estão danificadas, dificultando os esforços humanitários, enquanto o conflito que devastou a economia, deslocou mais de 3,5 milhões de pessoas e debilitou o sistema de saúde continua.

Em algumas áreas próximas ao epicentro, moradores disseram à Reuters que a assistência do governo era escassa, deixando as pessoas à própria sorte.

“É necessário restaurar as rotas de transporte o mais rápido possível”, disse Min Aung Hlaing a oficiais no sábado, segundo a mídia estatal. “É necessário consertar as ferrovias e também reabrir os aeroportos para que as operações de resgate sejam mais eficazes.”

A modelagem preditiva do Serviço Geológico dos EUA estimou que o número de mortos em Mianmar poderia ultrapassar 10.000 e que as perdas poderiam exceder a produção econômica anual do país.

Hospitais em partes do centro e noroeste de Mianmar, incluindo a segunda maior cidade, Mandalay, e a capital Naypyitaw, estavam lutando para lidar com um afluxo de pessoas feridas, disse o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários no sábado à noite.

O terremoto também abalou partes da Tailândia vizinha, derrubando um arranha-céu em construção e matando 18 pessoas na capital, segundo as autoridades tailandesas.

Pelo menos 76 pessoas permanecem presas sob os escombros do prédio desmoronado, onde as operações de resgate continuaram por um terceiro dia, usando drones e cães farejadores para procurar sobreviventes.

O governo de unidade nacional da oposição, que inclui remanescentes da administração anterior, disse que as milícias anti-junta sob seu comando pausariam todas as ações militares ofensivas por duas semanas a partir de domingo.

A devastação em algumas áreas do norte de Mianmar, como a cidade de Sagaing, próxima ao epicentro do terremoto, foi extensa, disse o residente Han Zin.

“O que estamos vendo aqui é uma destruição generalizada – muitos edifícios desmoronaram”, disse ele por telefone, acrescentando que grande parte da cidade estava sem eletricidade desde que o desastre ocorreu e que a água potável estava acabando.

“Não recebemos ajuda e não há trabalhadores de resgate à vista.”

Seções de uma ponte importante que conecta Sagaing a Mandalay desmoronaram, mostraram imagens de satélite, com partes da estrutura da era colonial submersas no rio Irrawaddy.

“Com as pontes destruídas, até mesmo a ajuda de Mandalay está tendo dificuldades para chegar”, disse a Sagaing Federal Unit Hluttaw, uma associação política ligada ao NUG, no Facebook.

“Alimentos e medicamentos estão indisponíveis, e o número crescente de vítimas está sobrecarregando o pequeno hospital local, que não tem capacidade para tratar todos os pacientes.”

Em Mandalay, dezenas de pessoas temiam estar presas sob edifícios desmoronados e a maioria não poderia ser alcançada ou retirada sem maquinário pesado, disseram dois trabalhadores humanitários e dois moradores.

“Minhas equipes em Mandalay estão usando luvas, cordas e kits básicos para escavar e resgatar pessoas”, disse um dos trabalhadores humanitários. A Reuters mantém o anonimato dele por preocupações de segurança.

“Há incontáveis pessoas presas e ainda desaparecidas. O número de mortos é impossível de contar no momento devido ao número de pessoas presas e não identificadas, se ainda estiverem vivas.”

Um vídeo filmado por um residente de Mandalay no sábado e compartilhado com a Reuters mostrava pacientes em camas, alguns conectados a soro, nos terrenos de um hospital ortopédico de 500 leitos na cidade.

Instalações de saúde públicas e privadas em Mandalay, incluindo o Hospital Geral de Mandalay e partes da Universidade Médica de Mandalay, foram danificadas pelo terremoto, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Trabalhadores de resgate russos e indianos estavam a caminho de Mandalay, e várias equipes de pessoal de resgate da China, Tailândia e Cingapura também chegaram ao país.

Em Bangkok, no local do prédio de 33 andares que desabou, os socorristas cercados por pilhas de concreto quebrado e metal retorcido continuaram seus esforços para resgatar dezenas de trabalhadores presos sob os escombros.

Teerasak Thongmo, um comandante da polícia tailandesa, disse que sua equipe de policiais e cães de resgate estava correndo contra o tempo para localizar sobreviventes, lutando para se mover entre os destroços de metal e bordas afiadas em uma estrutura instável.

“Neste momento, nossa equipe está tentando encontrar qualquer um que ainda possa estar vivo. Dentro das primeiras 72 horas, temos que tentar salvar aqueles que ainda estão vivos”

Perto das operações de resgate, parentes e amigos dos trabalhadores da construção desaparecidos e presos aguardavam notícias. Alguns desabaram.

“Ploy, Ploy, Ploy, minha filha, estou aqui por você agora!” gritou uma mulher, enquanto era abraçada por outras duas. “Ploy, você pode me ouvir chamando por você?”

(Reportagem do escritório de Bangkok, Shoon Naing e Wa Lone; Redação de Devjyot Ghoshal; Edição de William Mallard)

Compartilhe:
Publicado em:
Atualizado em:

Relacionados: Notícias

Seis Novos Óbitos por Dengue Confirmados no Paraná

Seis Novos Óbitos por Dengue Confirmados no Paraná

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou seis novas mortes relacionadas à dengue em diferentes municípios. Os...Notícias
Ler artigo
Vilma eliminada do BBB 25 com 58,91% dos votos

Vilma eliminada do BBB 25 com 58,91% dos votos

Vilma foi a 12ª eliminada do BBB 25 com 58,91% dos votos. Confira os detalhes da eliminação e os próximos passos...Notícias
Ler artigo
Tempo Instável no Paraná em 02 de abril de 2025

Tempo Instável no Paraná em 02 de abril de 2025

Simepar relata instabilidade e chuvas no Paraná. Maringá com previsão de chuva e temperaturas entre 22ºC e 32ºC.Notícias
Ler artigo
Goldman Sachs reavalia ações do setor de petróleo

Goldman Sachs reavalia ações do setor de petróleo

Goldman Sachs recomenda seletividade para investir em ações do setor de petróleo, rebaixa PRIO e Brava Energia e...Notícias
Ler artigo
Juíza Susan Crawford vence eleição na Suprema Corte de Wisconsin

Juíza Susan Crawford vence eleição na Suprema Corte de Wisconsin

Juíza Susan Crawford, apoiada por democratas, vence eleição para a Suprema Corte de Wisconsin, derrotando Trump e...Notícias
Ler artigo
Conselho da Eletromídia aprova alienação de ações

Conselho da Eletromídia aprova alienação de ações

Conselho da Eletromídia aprova alienação de ações mantidas em tesouraria e emissão de novas ações, aumentando...Notícias
Ler artigo
Operação militar de Israel se expande na Faixa de Gaza

Operação militar de Israel se expande na Faixa de Gaza

Ministro da defesa de Israel anuncia expansão da operação militar na Faixa de Gaza para combater terroristas e...Notícias
Ler artigo
Radar Corporativo: Destaques do Mercado de Ações

Radar Corporativo: Destaques do Mercado de Ações

Resumo das movimentações recentes no mercado de ações, incluindo aquisições, vendas de ativos e renúncias em...Notícias
Ler artigo
Coreia do Norte critica acordo militar Japão-EUA

Coreia do Norte critica acordo militar Japão-EUA

A Coreia do Norte condenou acordo entre Japão e EUA sobre produção de mísseis, alegando riscos regionais e pressão...Notícias
Ler artigo
Exercícios Militares da China no Mar da China Oriental

Exercícios Militares da China no Mar da China Oriental

As Forças Armadas chinesas realizam exercícios de fogo real em torno de Taiwan, intensificando tensões na região.Notícias
Ler artigo
Horóscopo de 02 de abril de 2025

Horóscopo de 02 de abril de 2025

Previsões astrológicas para os signos de Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião,...Notícias
Ler artigo
Gol anuncia renúncia de diretor vice-presidente

Gol anuncia renúncia de diretor vice-presidente

A Gol informou a renúncia de Eduardo Guardiano Leme Gotilla aos cargos de diretor vice-presidente Financeiro e diretor...Notícias
Ler artigo

Sejam muito bem-vindos, novos inscritos!

Empresas Parceiras

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais, acesse nossa Política de Privacidade.