Trump impõe tarifas a carros importados afetando montadoras europeias
Porsche e Mercedes-Benz serão as mais afetadas pelo mais recente ataque comercial do presidente Donald Trump, enfrentando um impacto potencial de US$ 3,7 bilhões (R$ 212 bilhões) com as novas tarifas dos Estados Unidos sobre carros importados.
As tarifas adicionais de 25%, que entrarão em vigor em 3 de abril, podem eliminar cerca de um quarto dos lucros operacionais projetados para 2026 da Porsche e da Mercedes, segundo a Bloomberg Intelligence. Para compensar o impacto, os fabricantes podem precisar aumentar os preços ou transferir mais produção para os EUA.
Essas tarifas ameaçam desestabilizar a dependência da indústria automobilística europeia das exportações para o lucrativo mercado dos EUA. As montadoras alemãs são as mais em risco, pois enviam mais veículos para os EUA do que para qualquer outro país, incluindo muitos de seus modelos a combustão de maior margem, como o esportivo Porsche 911 e o sedã de luxo Mercedes S-Class.
Embora outras montadoras europeias de alto volume sejam menos afetadas devido à menor presença nos EUA, o país é o maior mercado para a fabricante de carros esportivos de alto padrão Ferrari NV, que produz todos os seus veículos na Itália. A empresa anunciou na quinta-feira que planeja aumentar os preços de alguns de seus carros em até 10% nos EUA, embora vá absorver o custo da tarifa em outros modelos.
As ações da Porsche e da Mercedes caíram até 5,7% em Frankfurt, com a BMW AG recuando 4,9%. A Volkswagen AG, que também possui Audi e Lamborghini, caiu até 4,3%, enquanto a Aston Martin Lagonda Global Holdings Plc despencou 8,9% em Londres.
As ações da Ferrari subiram 1,5% em Milão, após a confirmação de suas metas financeiras para o ano, apesar do impacto tarifário.
...
Júlio Rossato