Lula busca parcerias comerciais com o Vietnã
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no Vietnã para discutir possíveis acordos comerciais. Ele mencionou a possibilidade de venda de aviões da Embraer e a entrada da carne bovina brasileira no mercado vietnamita, visando fortalecer as relações comerciais entre os dois países.
Lula reconheceu o Vietnã como uma economia de mercado e convidou o país a participar de uma cúpula do Brics no Brasil. Além disso, ele mencionou a intenção de negociar um acordo comercial do Mercosul com Hanói durante a presidência brasileira do bloco sul-americano.
Empresas brasileiras, como a JBS e a Embraer, estão considerando investir no Vietnã, caso o mercado se abra para a carne bovina e a venda de aviões regionais. As negociações incluem a possível venda de jatos E190 da Embraer para a Vietnam Airlines, bem como a construção de uma fábrica de processamento de carne no norte do Vietnã.
Lula propôs ainda a expansão da cooperação técnica com o Vietnã nas plantações de café, visando enfrentar os desafios decorrentes das mudanças climáticas que afetam os maiores produtores de café do mundo.
Júlio Rossato