Reajuste de Preços de Medicamentos em Abril
Os preços dos medicamentos devem sofrer um reajuste de até 5,06% a partir de abril, de acordo com a CMED. Esse aumento é baseado na inflação medida pelo IPCA dos últimos 12 meses e serve como um teto para as farmacêuticas. A divulgação oficial dos números é esperada até segunda-feira (31) no Diário Oficial da União.
O reajuste anual considera fatores como a inflação, produtividade da indústria farmacêutica e custos de produção não abrangidos pelo IPCA, como variação cambial e oscilações nos preços de insumos. A concorrência no mercado também influencia, com genéricos tendendo a ter aumentos menores devido à competitividade de preços.
Para economizar, é recomendado optar por genéricos ou biossimilares, que são mais baratos e igualmente eficazes. Programas governamentais como o Farmácia Popular e a distribuição gratuita de remédios nos postos de saúde pelo SUS também são opções. Comparar preços entre farmácias e aproveitar descontos podem ser estratégias eficazes, desde que se verifique a validade dos medicamentos.
Júlio Rossato