Receita Federal inicia declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025
Nesta terça-feira (1), a Receita Federal começará a disponibilizar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 para os contribuintes que possuem conta ouro ou prata no Gov.br, representando 84% dos declarantes. Espera-se que cerca de 57% das 46,2 milhões de declarações previstas utilizem a pré-preenchida. O volume de declarações esperado é recorde, 9% acima do exercício anterior. Nos últimos anos, a modalidade pré-preenchida tem ganhado espaço, passando de 23,9% em 2023 para 41% em 2024.
Os contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida e indicarem o Pix para receber a restituição terão prioridade nos pagamentos, conforme anunciado pela Receita Federal em março. José Carlos da Fonseca, auditor-fiscal responsável pelo programa do Imposto de Renda 2025, admitiu que seria melhor ter lançado tudo junto em março, porém, por questões técnicas, não foi possível. A modalidade automatizada minimiza erros comuns durante a entrega da declaração, incluindo informações como rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas, e ônus reais, além do carnê-leão e declarações de terceiros.
A confirmação das informações na declaração pré-preenchida é de responsabilidade do contribuinte, sendo a Receita apenas uma intermediária. Contadores podem adotar a modalidade ao atender clientes, mediante procuração eletrônica. É possível também autorizar terceiros para acessar a declaração. A declaração estará disponível em diversos formatos para facilitar o processo.
Júlio Rossato