Antecipação Restituição Imposto de Renda 2025
Desde 17 de março até 28 de março, mais de 4,6 milhões de contribuintes já entregaram a Declaração de Imposto de Renda 2025. Muitos enviaram logo para tentar receber sua restituição nos primeiros lotes. Na próxima semana, a partir do dia 1º de abril, a Receita Federal vai começar a disponibilizar a função de pré-preenchimento, que também ajudará a acelerar as entregas de quem quer receber mais rápido sua restituição.
Para saber se vale a pena pegar o dinheiro antecipado, especialistas alertam que a antecipação do Imposto de Renda é uma modalidade de crédito com juros e taxas embutidas. Os bancos liberam o crédito para correntistas com taxas de até 5% ao mês, fora o IOF. A quitação da dívida acontece automaticamente quando a restituição cai na conta do contribuinte ou ao final do prazo do contrato, caso caia na malha fina.
A temporada de Imposto de Renda de 2024 vai até 30 de maio. São obrigadas a declarar as pessoas físicas com rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00 e receita bruta de atividade rural acima de R$ 169.440,00.
É importante analisar se a antecipação é vantajosa, considerando os custos envolvidos e possíveis impactos financeiros. Os especialistas destacam que a antecipação pode ser interessante para quitar dívidas caras, mas é necessário avaliar o cenário financeiro individual.
Júlio Rossato