Mercados Globais Atentos às Tarifas de Trump
A semana começa com os mercados globais atentos às tarifas que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve anunciar nesta quarta-feira (2). O anúncio de novas medidas comerciais, como ele já fez no passado, pode gerar um movimento nos mercados e nas taxas de câmbio e bolsa, com investidores observando atentamente qualquer nova imposição que possa afetar o comércio global.
No Brasil, nesta segunda-feira (31), a agenda econômica conta com o Banco Central divulgando sua revisão semanal do Boletim Focus, às 8h25. O mercado local continua de olho nos movimentos internacionais, e a expectativa é de que os indicadores financeiros brasileiros acompanhem as oscilações globais. Por outro lado, nos Estados Unidos, a agenda econômica segue sem dados relevantes.
Eventos Importantes no Brasil
Nilton José Schneider David, Diretor de Política Monetária, participa na manhã desta segunda-feira, das 10h30 às 11h30, da live “Conjuntura e Política Monetária”, promovida pelo Itaú BBA, com transmissão ao vivo no YouTube.
Já Diogo Abry Guillen, Diretor de Política Econômica, participa pela manhã, das 09h30 às 11h, da 99ª Reunião Trimestral com Economistas – Grupo 01 (fechado à imprensa). Às 14h30, reúne-se com economistas do Deutsche Bank (fechado à imprensa). Em seguida, das 15h30, tem audiência com Gustavo Arruda, Economista-Chefe, e Raphael Rodrigues, Economista Brasil, (fechado à imprensa). Às 19h, participa do Ciclo de Palestras organizado pela Faculdade ESEG, em São Paul. O evento será aberto à imprensa por meio de transmissão.
Outros Destaques
A carga de energia elétrica no Brasil deve registrar um aumento de 1,9% em abril de 2025, conforme as projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A Anvisa iniciou uma consulta pública para revisar as regras sobre a venda e prescrição de produtos à base de cannabis no Brasil. Economistas e analistas financeiros comentam sobre desafios econômicos e medidas do governo. O STF e o Congresso Nacional também estão em pauta com decisões e debates importantes.
Júlio Rossato