Investidores em espera por anúncio de tarifas
Investidores demonstram mais apetite por risco nesta terça-feira, provocando ganhos nos mercados de ações asiáticos e europeus, enquanto aguardam o anúncio de mais tarifas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com uma série de dados econômicos também no radar. A expectativa é que Trump anuncie tarifas recíprocas na quarta-feira, como ele vem reforçando em falas sobre o tema, à medida que busca responder às taxas e outras barreiras impostas por parceiros a produtos dos EUA. Os mercados temem o impacto das medidas sobre a economia global. Enquanto aguardam o anúncio, os agentes financeiros analisarão dados econômicos nesta sessão. Nos EUA, os destaques são a divulgação da pesquisa PMI sobre o setor industrial em março, publicado pelo Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM), e números do relatório Jolts sobre vagas de emprego em aberto para fevereiro. Ambos serão publicados às 11h. No Brasil, o mercado avaliará a pesquisa PMI sobre a indústria, a ser divulgado pela S&P Global às 10h. Na cena política, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará uma série de reuniões ao longo dia, incluindo encontros com a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. (Reuters)
Wall Street cautelosa com anúncio de tarifas
Investidores em Wall Street ficaram cautelosos neste último dia de março, de olho no anúncio das tais “tarifas recíprocas” do governo Trump, na quarta-feira, dia 2 de abril, tendo como alvo “todos os países”, rejeitando a noção de que as próximas taxas serão mais restritas e mais direcionadas. Ao contrário, o The Wall Street Journal relatou que o presidente havia pressionado seus assessores nos últimos dias para serem mais agressivos quando se trata de tarifas. “Continuamos a negociar com o pano de fundo de incerteza tarifária e um manto de segredo sobre o que pode vir a seguir”, disse à CNBC Jay Woods, estrategista-chefe global da Freedom Capital Markets. “Como resultado, os investidores vendem primeiro e esperam. Tem todos os ingredientes de uma liquidação de pânico, com um rali repentino no horizonte”.
Dólar recua frente ao real
O dólar encerrou uma sequência de três altas seguidas diante do real. O movimento foi na direção contrária da divisa norte-americana no resto do planeta, que na comparação com as principais moedas do mundo fez o índice DXY ficar com mais de 0,10%, aos 104,16 pontos.
Evolução do IBOV
Confira a evolução do IBOV durante a semana, mês e ano.
Receba as principais notícias de economia, investimentos e negócios no seu celular! Inscreva-se no canal do InfoMoney no WhatsApp agora.
Acompanhe diariamente a cobertura sobre bolsa, dólar e juros a partir das 8 horas.
Sugestões, dúvidas e críticas entre em contato com lara.rizerio@infomoney.com.br.IM Trader: notícias, análises, vídeos, podcasts e guias no novo canal do InfoMoney sobre Mercados.
Sugestões, dúvidas e críticas entre em contato com lara.rizerio@infomoney.com.br.IM Trader: notícias, análises, vídeos, podcasts e guias no novo canal do InfoMoney sobre Mercados.
Júlio Rossato