Paraná é o 3º estado que mais gera empregos no país em 2024
O Paraná ficou atrás somente de São Paulo e Minas Gerais no acumulado do ano, estados bem mais populosos. Foram criados 152.898 novos postos de trabalho entre janeiro e setembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Os setores que mais contrataram foram o de serviços, indústria, construção e comércio, enquanto que na agropecuária foram criados 739 novos postos de trabalho.
No mês de setembro, o estado gerou 14.828 novos postos de trabalho com carteira assinada, o melhor resultado da região Sul. Todos os setores registraram saldo positivo no mês, à exceção da agropecuária. O setor de serviços foi o que mais gerou empregos, seguido pela indústria, comércio e construção.
Em relação ao gênero, das vagas criadas entre janeiro e setembro, 50,9% foram ocupadas por homens e 49,1% por mulheres. Já a faixa etária que mais empregou em setembro foi a de jovens entre 18 e 29 anos, com 8.702 vagas criadas.
O secretário do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, destaca as capacitações gratuitas ofertadas pelo Estado para formar mão de obra para atender o mercado de acordo com o desenvolvimento de cada setor da economia.
Fonte:O Diário
Júlio Rossato