UEM tem quatro cursos com nota máxima em avaliação do Estadão
O Guia da Faculdade 2024 do Estadão avaliou 64 cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) com três, quatro ou cinco estrelas. O resultado da análise da instituição foi divulgado durante a semana pelo jornal O Estado de S. Paulo.
De todos os cursos analisados, quatro licenciaturas receberam nota máxima de excelência e foram classificadas com cinco estrelas. Outros 57 cursos foram avaliados com quatro estrelas e três graduações receberam três estrelas.
Curso de Licenciatura valorizado
Além do câmpus sede, também foram avaliados positivamente cursos sediados nos câmpus regionais da UEM em Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama, bem como graduações desenvolvidas na modalidade Educação a Distância (EaD).
“Os cursos que receberam cinco estrelas nos trazem uma reflexão importante, que é a valorização das licenciaturas. Temos formado profissionais com qualidade e com condições de ter uma atuação diferenciada, em termos de inserção na educação básica nacional ou até mesmo na continuidade de seus estudos acadêmicos”, destacou o pró-reitor de Ensino da UEM, Marcos Vinicius Francisco.
Avaliação dos cursos de graduação
Ao todo, a edição 2024 do guia considerou mais de 35 mil cursos de graduação, ofertados por Instituições de Ensino Superior públicas e privadas de todo o Brasil. Somente 823 cursos, ou 2,3% do total, receberam a nota máxima - destes, 700, ou 85%, pertencem a universidades públicas.
Cada curso passa por avaliação de seis professores e recebe notas de 1 a 5 nos quesitos projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. A maior e a menor nota recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso é obtido pela média aritmética das notas intermediárias restantes.
Processo seletivo
Mais de 1,2 mil vagas, em 70 cursos de graduação, estão disponíveis entre processos seletivos.
Júlio Rossato