Apex Brasil abre escritório em Lisboa
O novo escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex Brasil) em Lisboa será inaugurado em dezembro, segundo Paulo Matheus, que lidera a iniciativa. O espaço funcionará em um prédio de quatro andares e 2.000 metros quadrados em área nobre da capital portuguesa e abrigará inicialmente atividades da Apex, Embratur e Fiocruz, como ponto focal para empreendedores que desejam alçar voos para o outro lado do oceano. As instalações começarão ocupando apenas um andar neste ano, com expectativa de expansão no ano que vem.
O plano é que a inauguração seja realizada em abril de 2025, com a presença do presidente Lula. A Apex Brasil já tem um escritório em Bruxelas, mas Portugal, pelos laços da língua, da cultura e históricos, merece a instalação desse escritório, segundo Matheus. A Apex Brasil, juntamente com o Sebrae, tem o maior estande da Web Summit 2024 e a maior delegação entre todos os países que participam do evento, com cerca de 400 startups em busca de financiamento.
O escritório da Apex Brasil em Lisboa visa servir de ponte para que startups de diversos tamanhos alcancem novas vias de investimento na Europa, especialmente em Portugal, que tem uma história larga de incentivo às startups. O escritório terá um andar só para a incubação de empresas e trabalhará com as aceleradoras que já estão em Lisboa por meio de parcerias.
Júlio Rossato