Brasil é certificado livre de sarampo pela Opas
O Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de país livre de sarampo após cinco anos sem registros da doença. O último caso de sarampo no país, segundo o Ministério da Saúde, ocorreu em junho de 2022 no Amapá.
O diretor da Opas, Jarbas Barbosa, destacou a importância da liderança política comprometida com a causa da imunização, citando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu o certificado pessoalmente e liderou a retomada do programa de vacinação. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, classificou o status como uma conquista importante, mas alertou para a necessidade de manter os esforços, já que o vírus continua a circular no mundo.
O Brasil perdeu o certificado em 2019, após um ano de franca circulação do sarampo, e recuperou-o em cerimônia realizada em Brasília nesta terça-feira (12). Nos anos de 2016 e 2017, o país havia recebido a certificação da eliminação do vírus. Em 2023, mais de 320 mil casos foram confirmados em todo o planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças e pode causar complicações graves. O Ministério da Saúde ressalta que a vacinação é a maneira mais efetiva de prevenção.
Júlio Rossato