Programa de Eficiência Energética beneficia 200 escolas no Paraná
Duzentas escolas públicas paranaenses estão selecionadas para participar do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel. Com investimento de R$ 40 milhões, as unidades receberão obras e novos equipamentos que vão ajudar a diminuir o consumo de energia elétrica. São 100 escolas estaduais e outras 100 municipais, aprovadas em edital que contou com a participação de mais de 800 instituições de ensino de todas as regiões do Estado.
As melhorias vão beneficiar 77 mil estudantes, além de professores e funcionários das instituições de ensino, em todo o Paraná.
Benefícios do programa
O consumo de energia se tornará mais eficiente nas instalações das unidades de ensino selecionadas por meio da instalação de geração solar e da troca de equipamentos elétricos antigos. A chamada realizada pelo PEE, incentivo regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), prevê a elaboração dos projetos e o pagamento integral de sua execução pela Copel.
A elaboração de projetos está em andamento e é realizada de forma individual, para se adequar a cada uma das instituições aprovadas. Na fase seguinte, começam a substituição de equipamentos e a construção dos sistemas de geração distribuída. A execução está prevista ao longo do biênio 2025-2026.
Seleção das escolas
A análise das inscrições levou em consideração critérios técnicos e socioeconômicos, como o Índice de Desenvolvimento Humano dos municípios e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas, além da proporção de alunos em relação à população das cidades.
Com mais de 200 estudantes atendidos nos períodos integral e noturno, a Escola Estadual Adélia Bianco Seguro, de Mato Rico, no Noroeste do Paraná, foi uma das selecionadas pelo edital. De acordo com o diretor Cezar Antunes, a gestão da unidade tem mantido atenção à atualização da infraestrutura. Desde 2015, novos equipamentos foram instalados, e neste ano a escola fez uma ampliação da instalação elétrica.
Impacto ambiental e social
O projeto traz impacto ambiental positivo, com redução de desperdícios e geração de energia limpa para o funcionamento das escolas. Além disso, há um ganho social ao se promover a educação de qualidade, que ensina os alunos a valorizar os recursos naturais e a adotar hábitos mais responsáveis. O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que estabelecem metas para melhorar a vida das pessoas e promover o cuidado com o meio ambiente.
Outras iniciativas
A Copel promove outras iniciativas para a educação, como o programa de bolsas para estudantes cotistas do ensino superior em Engenharia Elétrica, a maratona de inovação Hackathon Copel e o Programa Iluminando Gerações, que leva informações sobre o uso consciente e seguro da energia elétrica às escolas.
Fonte: Agência Estadual de Notícias.
Júlio Rossato