Trump escolhe Elise Stefanik como embaixadora dos EUA na ONU
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta segunda-feira (11) que escolheu a parlamentar republicana Elise Stefanik para servir como embaixadora dos EUA na ONU. Stefanik tem sido uma feroz aliada de Trump e, segundo ele, é uma lutadora incrivelmente forte, dura e inteligente do movimento América em Primeiro Lugar.
Stefanik assumiu uma posição de liderança republicana na Câmara em 2021, quando foi eleita para substituir a então deputada Liz Cheney, destituída por criticar as contínuas alegações falsas de fraude eleitoral de Trump. A nomeação está sujeita à aprovação do Senado, mas é esperada, uma vez que seus colegas republicanos recuperaram o controle da Casa nas eleições da semana passada.
A ONU tem se planejado para o retorno de Trump e cortes no financiamento e no envolvimento dos EUA com o órgão mundial que provavelmente virão com seu segundo mandato de quatro anos como presidente. Um recuo dos EUA na ONU poderia abrir as portas para a China, que vem aumentando sua influência na diplomacia global e, assim como os Estados Unidos, é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU.
Uma das principais preocupações da ONU gira em torno da decisão a ser tomada pelos Estados Unidos sobre contribuir com menos dinheiro para o órgão mundial de 193 membros e se os EUA vão se retirar das principais instituições e acordos multinacionais, incluindo a Organização Mundial da Saúde e o acordo climático de Paris. Durante o primeiro mandato de Trump, os EUA se retiraram do acordo climático e anunciaram planos para deixar a OMS.
Júlio Rossato