Argentina busca investimentos dos EUA e Elon Musk
O presidente argentino, Javier Milei, busca garantir investimentos do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e do bilionário Elon Musk, incluindo um novo empréstimo do FMI para aliviar os controles de câmbio e capital que afetam a recuperação econômica do país. Milei se posiciona como o principal aliado latino-americano de Trump em uma guerra cultural global contra a esquerda, apesar das diferenças comerciais entre eles.
Amizade com Musk
Milei tem cultivado uma amizade com Musk, que está interessado em investir na produção de lítio da Argentina, uma commodity cada vez mais valiosa. Analistas acreditam que a ofensiva de Milei pode abrir portas, apesar das possíveis pressões econômicas decorrentes das políticas de Trump, que podem estimular a inflação e complicar os esforços de Milei para estabilizar a economia argentina.
Chance de conseguir apoio do FMI
Especialistas acreditam que a Argentina pode ter uma chance melhor de conseguir um novo programa de apoio do FMI durante um governo Trump, especialmente após as eleições parlamentares na Argentina em 2025, quando Milei poderá ter mais liberdade política para implementar reformas. Apesar das medidas de austeridade de Milei, há preocupações sobre a recusa em desvalorizar o peso e a falta de clareza sobre a futura política monetária.
Júlio Rossato