Número de pessoas com diabetes dobra em 30 anos
Um novo estudo internacional realizado por cientistas do NCD-RisC em colaboração com a OMS revelou que o número de pessoas com diabetes dobrou nas últimas três décadas, alcançando mais de 800 milhões em todo o mundo. As taxas de diabetes em adultos aumentaram de cerca de 7% para aproximadamente 14% entre 1990 e 2022, com o maior crescimento observado em países de baixa e média renda. Mais de 95% dos casos de diabetes são do tipo 2, que pode ser prevenido por meio de mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável e atividade física.
Crescentes desigualdades em saúde
O estudo também revelou desigualdades em saúde, com mais da metade dos casos globais de diabetes concentrados em apenas quatro países: Índia, China, Estados Unidos e Paquistão. Em contraste, países como França, Dinamarca e Suécia apresentaram taxas de diabetes significativamente mais baixas.
Promover dietas saudáveis e sistemas de saúde adequados
Os autores do estudo enfatizaram a necessidade de políticas mais ambiciosas, especialmente em regiões de baixa renda, para restringir alimentos não saudáveis e tornar opções saudáveis mais acessíveis. A OMS alertou que a epidemia de diabetes só pode ser controlada com ações urgentes dos países, incluindo a promoção de dietas saudáveis e sistemas de saúde que ofereçam prevenção, detecção precoce e tratamento adequado.
Júlio Rossato