Coalizão do governo holandês pode implodir
O gabinete holandês reuniu-se em sessão de emergência nesta sexta-feira, em meio a relatos de que a coalizão pode implodir devido à forma como o governo lidou com a violência na semana passada que envolveu torcedores de um time israelense que visitava o país para uma partida de futebol da Liga Europa, informou a mídia local.
Nora Achahbar pediu demissão nesta sexta-feira como vice-ministra das Finanças depois que alguns ministros acusaram jovens holandeses de ascendência marroquina de atacar os torcedores israelenses em Amsterdã por ocasião do jogo de 7 de novembro entre o time holandês Ajax e o Maccabi Tel Aviv, informou a mídia local citando fontes.
A violência foi condenada por Israel e políticos holandeses, com o prefeito de Amsterdã dizendo que “esquadrões antissemitas” haviam atacado os torcedores israelenses.
Se o partido de centro-direita NSC, de Achahbar, deixar o governo, os outros três membros da coalizão poderão continuar como um governo minoritário ou chamar de volta eleições antecipadas.
Júlio Rossato