Uso de apelidos no ambiente de trabalho
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que o uso de apelidos no ambiente de trabalho pode ter efeitos positivos ou negativos, dependendo da cultura hierárquica da organização e de quem está sendo chamado pelo apelido. Apelidos amigáveis podem ser uma excelente maneira de solidificar relacionamentos pessoais, mas muitas relações profissionais são explicitamente hierárquicas, o que pode influenciar as atitudes das pessoas em relação ao uso de apelidos no trabalho.
Experimentos realizados
Para preencher essa lacuna, pesquisadores realizaram uma série de experimentos com mais de 1.100 adultos nos EUA, explorando os efeitos do uso de apelidos no trabalho. Descobriram que os participantes informados de que seu chefe chamava um funcionário por um apelido se sentiriam menos psicologicamente seguros, menos poderosos e menos respeitados no trabalho do que aqueles que foram informados de que seu chefe chamava um funcionário pelo nome formal. Por outro lado, os participantes que foram informados de que os funcionários chamavam seu chefe pelo mesmo apelido relataram que se sentiriam mais psicologicamente seguros, mais poderosos e mais respeitados do que aqueles que foram informados de que os funcionários chamavam seu chefe pelo nome formal.
Impacto prejudicial de chamar um subordinado por um apelido
Os pesquisadores descobriram que o impacto prejudicial de chamar um subordinado por um apelido era mais evidente em organizações com culturas altamente hierárquicas. Portanto, é importante considerar as nuances da cultura e normas únicas de sua organização antes de decidir sobre sua abordagem. Os gerentes e líderes devem considerar quão hierárquica é sua organização e se sua cultura é especialmente hierárquica antes de decidirem se devem usar apelidos. Apelidos maldosos ou depreciativos nunca são aceitáveis, e políticas claras e treinamentos sobre o uso apropriado de apelidos devem ser desenvolvidos pelas empresas.
Conclusões práticas para líderes e organizações
A pesquisa sugere que gerentes e líderes não devem desencorajar os funcionários de chamá-los por seus apelidos. Encorajar os funcionários a usar apelidos é uma ótima maneira de os gerentes enviarem a mensagem de que se veem como parte da equipe, criando um ambiente de trabalho mais igualitário e inclusivo. No entanto, gerentes e líderes devem ter cautela ao chamar seus subordinados por apelidos, pois até mesmo o uso de um apelido amigável e bem-intencionado pode ser prejudicial. As empresas devem desenvolver políticas claras e treinar gerentes sobre o uso apropriado de apelidos.
Fontes
- Zhe Zhang, Ph.D., é professor assistente de Marketing na Ivey Business School, Universidade de Western.
- Shuili Du é professora de Marketing no Peter T. Paul College of Business and Economics, Universidade de New Hampshire.
- Harvard Business Review
Júlio Rossato