Projeto verão: Dicas para evitar lesões na prática de atividade física
Com a chegada do verão, muitas pessoas que passaram o ano sedentárias decidem mudar os hábitos e começam a praticar exercícios físicos. No entanto, essa mudança repentina na rotina pode aumentar os riscos de lesões ortopédicas, especialmente no joelho e tornozelo.
O ortopedista Canizares separou três dicas essenciais para uma prática esportiva segura:
1. Verifique a saúde do seu corpo antes de começar
Consulte o médico antes de iniciar uma atividade física. Essa consulta inicial ajuda a escolher os esportes mais adequados, de acordo com as suas condições físicas. Pessoas com doenças ou lesões anteriores não estão impedidas de se exercitar, mas precisam adaptar o exercício e ter um profissional auxiliando.
2. Inclua exercícios de fortalecimento muscular na sua rotina
Mesmo que a atividade escolhida seja aeróbica, é importante incluir exercícios de fortalecimento muscular para evitar fraqueza muscular e falta de flexibilidade, que aumentam os riscos de lesões.
3. Respeite os limites do seu corpo
Fortaleça os músculos, realize alongamentos de aquecimento e respeite os limites do seu corpo. As lesões mais comuns incluem as musculares e nos joelhos, além de entorses no tornozelo. A maioria é causada por movimentos bruscos, sobrecarga e falta de preparação adequada.
Fonte: Metrópoles.
Júlio Rossato