Energia Nuclear é vista como Solução para Mudanças Climáticas
A energia nuclear é vista como uma solução para as mudanças climáticas, segundo a COP29. Países prometem triplicar o uso mundial de energia nuclear até a metade do século para ajudar a conter o aquecimento global.
Países comprometidos com novos reatores nucleares
A lista de países que se comprometem a construir novos reatores nucleares inclui Canadá, França, Coreia do Sul e Estados Unidos, além de países que atualmente não têm capacidade nuclear, como Quênia, Mongólia e Nigéria.
Interesse pela energia nuclear cresce
O interesse pela energia nuclear cresceu acompanhado da preocupação com o aquecimento global. Conversas climáticas da ONU têm sediado painéis sobre como financiar novas usinas nucleares ou como pequenos reatores poderiam gerar o calor necessário para diversos fins industriais.
Desafios
Críticos apontam os altos custos da tecnologia e os resíduos radioativos como desafios a serem enfrentados. Nos últimos 20 anos, a quantidade de eletricidade gerada por usinas nucleares estagnou, sendo desencorajadas pelos atrasos e custos exorbitantes.
Compromisso de triplicar a capacidade nuclear
O compromisso de triplicar a capacidade nuclear foi chamado de “sem sentido” por críticos, que duvidam que isso possa ser feito de forma acessível ou segura.
Casa Branca promove energia nuclear
A administração Biden tem sido ativa na promoção da energia nuclear nas conversas. A Casa Branca divulgou um roteiro detalhado sobre como os Estados Unidos poderiam triplicar sua capacidade nuclear até 2050.
Manifestações a favor e contra
Fora das salas de negociação fechadas, houve manifestações a favor e contra a energia nuclear esta semana na COP29.
Júlio Rossato