CEO da Matera fala sobre possíveis aplicações do Drex no mercado imobiliário
Carlos Netto, CEO da Matera, empresa de soluções digitais, falou sobre possíveis aplicações do Drex no mercado imobiliário durante o evento Superlógica Next 2024, em São Paulo.
Como o Drex pode criar um mercado secundário de aluguéis?
O Drex é o nome do real digital que o Banco Central está desenvolvendo e possibilitará a criação de um mercado secundário de aluguéis de imóveis por meio de algoritmos que orquestrarão o fluxo de dinheiro.
Com o Drex, será possível colocar ativos digitais na mesma moeda dentro da mesma blockchain. Então, o proprietário de um imóvel que tenha a receber R$ 100 mil em aluguéis nos próximos cinco anos, mas precise levantar capital rapidamente, pode tokenizar esse fluxo de aluguel, transformando-o em um aluguel tokenizado na blockchain e, em seguida, vendê-lo. Os compradores receberão valores referentes a esses aluguéis todo mês, proporcionais às partes que adquiriram.
Outras aplicações do Drex
O CEO da Matera também falou sobre a possibilidade de comprar um bem, móvel ou imóvel, e transferi-lo para a posse do comprador, tudo em uma única transação, quando os imóveis estiverem na blockchain.
Diferença entre Pix e Drex
Carlos Netto enfatiza que Pix é o meio, o canal; Drex é a moeda, é o real, e que o Drex não é para pagar condomínio, café e muito menos substituirá o Pix.
Júlio Rossato