Economista Paulo Leme alerta para problema fiscal nos EUA
Paulo Leme, ex-economista do FMI e atualmente professor residente de Finanças da Universidade de Miami e chairman do Comitê Global de Alocação de Ativos da XP Advisory, alerta para um possível problema fiscal nos Estados Unidos, caso o novo presidente, Donald Trump, adote as medidas que prometeu em campanha.
Segundo Leme, a situação fiscal americana é muito ruim se comparada a de países emergentes. A única diferença é ser o país do ativo que serve de reserva de valor do mundo e emite dólar. Ele afirma que ninguém sabe tecnicamente qual é o limite de endividamento dos Estados Unidos, mas tem um limite.
O corte de impostos, prometido por Trump, representa trilhões de dólares a menos no caixa do governo, o que pode aumentar o problema fiscal americano. Leme afirma que quando se vai em um país com carga tributária baixa, comparado com a Europa, pode se agravar um problema fiscal. Ele ainda questiona o pacote de corte de impostos de Trump, que transferiria renda do setor público para o setor privado e poderia criar um buraco fiscal, resultando em um possível downgrade pelas agências de risco.
Fonte: Stock Pickers
Júlio Rossato