SoftBank pretende aumentar participação na OpenAI
O conglomerado financeiro japonês SoftBank Group pretende aumentar sua participação na OpenAI, criadora do ChatGPT, por meio da aquisição de ações dos funcionários da startup – e está disposta a oferecer bilhões de dólares.
De acordo com a Bloomberg, citando pessoas familiarizadas com o assunto, a companhia teria o desejo de adquirir até US$ 1,5 bilhão (R$ 8,75 bilhões) em ações. Segundo apurou a Reuters, a OpenAI já liberou a transação.
Investimentos em IA
O presidente-executivo da SoftBank, Masayoshi Son, tem sido persistente em buscar uma participação maior na OpenAI depois de investir na empresa na última rodada de financiamento, de acordo com a CNBC.
O fundador do SoftBank, Masayoshi Son, prometeu aumentar os investimentos em inteligência artificial à medida que sua empresa sediada em Tóquio recupera sua posição financeira após anos de erros.
Preço da oferta de ações
Os funcionários da OpenAI terão até 24 de dezembro para decidir se querem participar da nova rodada de financiamento, disse uma fonte à Reuters, acrescentando que o preço da oferta de ações está alinhado com a última rodada de financiamento da empresa.
O investimento virá do Vision Fund 2 da SoftBank, disse outra fonte à agência de notícias.
Júlio Rossato