Governador do RS diz ter disposição para concorrer à Presidência em 2026
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou durante uma visita à China que tem disposição para concorrer à Presidência em 2026, mas que ainda não é o momento de discutir seu papel nas eleições. Ele acredita que o Brasil precisa de um nome fora da polarização entre Bolsonaro e Lula.
Leite afirmou que quer ajudar a viabilizar o país com uma alternativa à polarização: "Se Bolsonaro é inelegível e Lula não satisfaz o que nós entendemos que o país precisa, nós temos uma responsabilidade de buscar uma alternativa". Ele disse que, embora já tenha tido disponibilidade no passado, não é candidato a nada atualmente e não colocará sua aspiração pessoal à frente do que é maior.
O governador gaúcho reconheceu que o ambiente institucional sob Lula está mais estável do que com Bolsonaro, destacando que o presidente demonstra "disponibilidade de dialogar". No entanto, ele criticou as relações com a Venezuela, o Irã e a Ucrânia, bem como manifestações em relação a Israel. Leite também criticou o governo federal pelas promessas de auxílio ao estado após as enchentes, que ainda não foram cumpridas.
(Com Estadão Conteúdo)
Júlio Rossato