Acidente de avião no Cazaquistão
Um avião de passageiros da Embraer que voava do Azerbaijão para a Rússia caiu perto da cidade de Aktau, no Cazaquistão, matando 38 pessoas e ferindo outras 29, que estão sendo tratadas em hospitais, segundo autoridades cazaques. O voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines voou centenas de quilômetros fora de sua rota programada e caiu na margem oposta do Mar Cáspio, após uma suposta colisão com pássaros.
Causas
O órgão de vigilância da aviação da Rússia disse que o acidente pode ter sido causado por uma emergência devido à colisão do avião com pássaros, mas um especialista em aviação sugeriu que essa causa parece improvável. As autoridades não explicaram imediatamente por que o avião atravessou o mar, mas a queda ocorreu pouco depois que ataques de drones atingiram o sul da Rússia.
Investigação
Das 67 pessoas a bordo da aeronave E190, ao menos 32 sobreviveram, segundo a Procuradoria Geral do Azerbaijão. O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, disse que, de acordo com as informações recebidas, o avião mudou de rota devido ao mau tempo, mas acrescentou que a causa da queda é desconhecida e deve ser totalmente investigada.
Repercussão
A Embraer prestou suas sinceras condolências para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido e afirmou que está acompanhando de perto a situação e continuará totalmente empenhada em apoiar as autoridades competentes. O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder da Chechênia, Ramzan Kadyrov, expressaram suas condolências. A Azerbaijan Airlines suspendeu os voos de Baku para a região russa da Chechênia até que a investigação seja concluída.
Júlio Rossato