Índices futuros de Nova York em alta
Os mercados à vista de ações e títulos dos EUA estão fechados na sessão desta quinta-feira (28) devido ao feriado do Ação de Graças, o que deve reduzir a liquidez dos negócios.
Na véspera, o indicador de inflação favorecido pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) subiu 0,2% em outubro e 2,3% na base anual, em linha com as expectativas de economistas pesquisados pela LSEG. O dado reforça a possibilidade de que os formuladores de políticas monetária prossigam gradualmente com cortes adicionais nas taxas de juros.
Os traders também estão ponderando o impacto esperado das escolhas do governo Donald Trump, com as políticas do presidente eleito dos EUA esperadas para reforçar as pressões de preços.
Desempenho dos mercados
O Dow está caminhando para terminar a semana com alta de cerca de 1%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq Composite subiram cerca de 0,5% e 0,3%, respectivamente, na semana.
As negociações de novembro, marcadas por um rali pós-eleitoral devido à vitória do presidente eleito Donald Trump, também chegam ao fim esta semana. O Dow Jones subiu mais de 7% em novembro, a caminho de seu maior ganho mensal de 2024. O S&P 500 e o Nasdaq avançaram mais de 5% cada.
Mercados ao redor do mundo
As ações da China lideraram os declínios na Ásia, enquanto os traders aguardavam sinais de mais estímulos dos formuladores de políticas em Pequim antes de uma importante reunião econômica no mês que vem.
O Banco da Coreia surpreendeu ao cortar sua taxa básica de juros em 25 pontos-base, para 3,0%. Analistas de mercado consultados pela Reuters esperavam que o BOK mantivesse a política monetária inalterada neste mês, após uma redução de 25 pontos-base em outubro.
Os mercados europeus operam em alta, sem a referência do mercado americano, fechado devido ao feriado de Ação de Graças. Os investidores repercutem dados como a inflação na Espanha e na Alemanha, além de indicadores de sentimento econômico na Europa. Também são aguardados os dados de confiança empresarial na Itália e na Espanha.
Petróleo e minério de ferro
Os preços do petróleo operam em baixa nesta quinta, depois que um aumento surpreendente nos estoques de gasolina dos EUA antes do feriado de Ação de Graças no país gerou preocupação com a demanda no maior consumidor do combustível.
As cotações do minério de ferro na China fecharam estáveis, com os traders avaliando as perspectivas mais fortes para o mercado de aço da China em comparação com dados econômicos mais fracos do maior consumidor do mundo.
O minério de ferro de referência SZZFZ4 para dezembro na Bolsa de Cingapura caiu 0,34%, para US$ 103,45 a tonelada.
Júlio Rossato