XP lança carteira recomendada de Bonds e Treasuries
Em um cenário econômico repleto de incertezas, a diversificação de investimentos se torna uma estratégia essencial para a proteção patrimonial. A XP lançou recentemente uma carteira recomendada de Bonds e Treasuries, o que destaca a importância desses ativos na composição de carteiras de renda fixa.
Os bonds e as treasuries são ativos denominados em dólares e, geralmente, prefixados, com cupons (juros) semestrais. Os emissores dos bonds deste material são empresas brasileiras que optaram por financiar-se fora do país, em busca da maior solidez e liquidez do principal mercado de capitais do mundo. Já as treasuries são emitidas pelo governo dos Estados Unidos.
A XP ressalta que a composição da lista de bonds e treasuries é revisada mensalmente, com foco na relação risco-retorno e na disponibilidade dos ativos. É fundamental que os investidores considerem seu perfil, o prazo dos títulos e o tamanho da alocação, limitando a exposição a um único emissor entre 1% e 3% em crédito privado, especialmente em casos de maior risco.
Investir em treasuries não é isento de riscos. Os investidores devem estar cientes dos riscos de crédito, liquidez, mercado e reinvestimento, além do risco cambial, uma vez que esses títulos são denominados em dólares. Embora as treasuries sejam vistas como uma opção segura, eventos recentes, como o rebaixamento da nota de crédito dos EUA para AA+ pelas agências de rating, ressaltam a importância de uma análise cuidadosa antes de qualquer investimento.
Com a inclusão de bonds e treasuries em suas carteiras, os investidores podem não apenas buscar se proteger da volatilidade do mercado local, mas também aproveitar as oportunidades que a renda fixa internacional pode oferecer.
A carteira de Bonds e Treasuries da XP pode ser acessada gratuitamente por todos os clientes da corretora.
Acesse gratuitamente à carteira de Bonds e Treasuries da XP aqui.Júlio Rossato