Magnata vietnamita perde apelação e pode ser executada
A magnata vietnamita Truong My Lan perdeu sua apelação contra a sentença de morte proferida em abril por ser a mentora do maior escândalo de fraude do país. Durante a audiência no Tribunal Popular Superior na Cidade de Ho Chi Minh, o juiz disse que as perdas totais do caso são “enormes, com consequências extremamente sérias” e que não há “nenhuma base para reduzir a pena”.
Segundo a lei vietnamita, Lan pode ter sua sentença de morte comutada para prisão perpétua se devolver pelo menos três quartos do total de ativos desviados e cooperar com as autoridades. Outra via aberta para ela seria pedir perdão ao presidente Luong Cuong. Ela tem sete dias para apresentar isso após o veredito.
Os promotores disseram à ex-presidente do Van Thinh Phat Group que ela deve pagar cerca de US$ 11 bilhões para evitar a pena de morte. Seus advogados disseram que vários investimentos e empréstimos estão sendo negociados para quitar suas dívidas, mas não está claro quanto disso está vinculado a propriedades que podem ser vendidas ou ativos que foram congelados pelas autoridades.
A queda da magnata imobiliária capturou a atenção global devido à gravidade da sentença e à complexidade do caso. Ela se tornou um símbolo do combate à corrupção pelo Partido Comunista no poder, exibindo o tipo de redes de alto nível que ele quer perseguir e fazer um exemplo.
Júlio Rossato