XP recomenda investimentos em títulos de inflação
A XP investimentos recomenda que investidores em ativos brasileiros foquem em títulos de inflação, apesar das incertezas econômicas do Brasil para 2025. Segundo a XP, as empresas brasileiras apresentam fundamentos sólidos e oportunidades relevantes na Bolsa.
Investimentos em renda fixa
Embora a renda fixa pareça a resposta óbvia em momentos de alta dos juros, a XP recomenda títulos de inflação, que atualmente oferecem retornos acima de 7% e proteção contra a deterioração do valor do dinheiro. A recomendação é não alongar demais o vencimento, optando por períodos de cinco a seis anos.
Investimentos em Bolsa
A XP recomenda empresas geradoras de caixa, com baixo endividamento e receita dolarizada. Embora a visão para ações seja neutra, os valuations “baratos” e os fundamentos sólidos garantem boas receitas e lucros para algumas empresas, tornando seus valores em Bolsa considerados “pechinchas” pelos analistas. A XP espera valorização do real em relação ao dólar e uma valorização de 16% frente aos 126 mil pontos atuais do Ibovespa ao fim do próximo ano.
Investimentos em crédito privado
Na seara do crédito privado, a seletividade deve predominar, com atenção para o endividamento das empresas emissoras e prazos de vencimento. A head de renda fixa da XP espera alguma abertura nos prêmios desses títulos em relação aos papeis do governo, mas vê riscos em um cenário de juros maiores.
Conclusão
Em resumo, a XP investimentos recomenda que investidores em ativos brasileiros foquem em títulos de inflação, empresas geradoras de caixa, com baixo endividamento e receita dolarizada, e sejam seletivos no crédito privado, com atenção para o endividamento das empresas emissoras e prazos de vencimento.
Júlio Rossato