FIIs cetipados mantém estabilidade
O Ifix – índice dos FIIs negociados na Bolsa – acumula queda de mais de 10% e ensaia fechar 2024 com um dos piores desempenhos dos últimos anos. Outros tipos de fundos, como Fiagros e FI-Infra, também sofreram com a volatilidade do mercado. Uma classe, porém, se manteve imune: os cetipados.
Cetipados não são negociados na Bolsa
Para solucionar a distorção nos fundos listados, surgiram os cetipados que, diferentemente de um FII convencional, não têm suas cotas negociadas na Bolsa. A operação de compra e venda destes papéis é feita através de um intermediário e o preço segue o valor patrimonial da carteira.
Valor patrimonial das cotas dos cetipados
Diante da dinâmica, o valor patrimonial das cotas será definido pelo preço dos ativos presentes no portfólio do fundo, que podem até oscilar, mas não no ritmo observado na Bolsa.
Dinâmica dos preços definida pelo sentimento da pessoa física
O movimento se torna mais acentuado em mercados que têm como protagonistas investidores pessoas físicas. Hoje, os CPFs representam 76% do mercado de FIIs, por exemplo. E o investidor que não tem interesse em se desfazer do papel acaba sofrendo uma marcação [desvalorização] muito grande nas suas cotas”, detalha Giancarlo Gentiluomo, da AZ Quest.
Júlio Rossato